Governo Federal libera aposentadoria para trabalhadores mais cedo, saiba como
Responsável pela aposentadoria de 22,7 milhões de brasileiros, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é considerado um dos pilares do Governo Federal. Recentemente, o órgão anunciou mudanças nas modalidades ofertadas aos trabalhadores desde a Reforma da Previdência em 2019.
Atualmente, são três tipos de aposentadoria oferecidos pelo INSS: aposentadoria por idade mínima, aposentadoria especial e aposentadoria por invalidez. Desde 2019, a aposentadoria por tempo de contribuição deixou de ser uma opção, restando apenas algumas regras de transição.
Em 2024, o Instituto decidiu adaptar o seu sistema à realidade dos trabalhadores. Agora, nós permitimos que os brasileiros se aposentem mais cedo, sem precisar esperar pela idade mínima. Portanto, mulheres com mais de 30 anos de contribuição ao INSS e homens com mais de 35 anos podem dar entrada na aposentadoria, cumprindo assim os novos critérios.
A aposentadoria liberada mais cedo pelo Governo Federal?
Desde 2019, a aposentadoria por tempo de contribuição deixou de ser uma opção, restando apenas algumas regras de transição. No entanto, em 2024, o INSS introduziu diversas mudanças:
Agora, mulheres com mais de 30 anos de contribuição ao INSS e homens com mais de 35 anos podem se aposentar sem a exigência de uma idade mínima específica. Entretanto, as regras para a transição são voltadas para quem já contribuía antes da aprovação da Reforma da Previdência. Nós criamos essas mudanças para estabelecer uma passagem entre as exigências antigas e as atuais do benefício. Além disso, segundo a especialista Laura Alvarenga, a medida não representa o fim da aposentadoria por idade mínima. A seguir, confira os novos critérios.
Aposentadoria Especial
Recentemente, o governo modificou a modalidade da aposentadoria especial. Assim, os trabalhadores que ingressaram no mercado de trabalho após a reforma previdenciária de 2019 agora têm a possibilidade de solicitar a aposentadoria especial a partir dos 40 anos, desde que apresentem um tempo de contribuição de 15, 20 ou 25 anos. A solicitação pode ser feita através do site e app Meu INSS.
Para entrar com o pedido de aposentadoria especial é necessário reunir os documentos:
- Carteira de Identidade (RG);
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Carteira de trabalho.
- O passo a passo para a solicitação está disponível aqui.
Fonte: FDR