O Google implementa recurso de segurança no Android
Google lança recurso de segurança no Android
Google introduz recurso no Android para bloquear celular roubado, visando combater o roubo e as fraudes de celulares. Dave Burke, vice-presidente de engenharia do Android, destacou que ele se inspirou em casos de roubo de celulares em São Paulo, Brasil, e Londres, Inglaterra, onde os índices de roubo são elevados. Em São Paulo, os ladrões roubam um telefone a cada cinco minutos, enquanto em Londres, isso ocorre a cada seis minutos. A empresa estudou vídeos de roubos de telefones em bicicletas para desenvolver uma nova funcionalidade.
Novidades do Android 15
Este ano, o Android 15 lançará uma das principais novidades, que é a ferramenta chamada Theft Detection Lock. Essa ferramenta usa inteligência artificial (IA) para detectar quando um ladrão arranca o telefone da mão do proprietário e automaticamente bloqueia a tela, impedindo o acesso ao dispositivo. A funcionalidade identifica “movimentos comuns associados ao roubo”, como o solavanco de um telefone sendo arrancado da mão de alguém em movimento.
Medidas contra roubos de celulares
Em outubro do ano passado, representantes do Google se reuniram com autoridades de Londres para discutir medidas contra o aumento dos roubos de celulares. As novas ferramentas visam fortalecer a segurança do dispositivo contra roubo com recursos de proteção novos e aprimorados que farão os ladrões pensarem duas vezes antes de tentar.
Outras funcionalidades de segurança
Além do bloqueio instantâneo, a atualização inclui ferramentas para proteger aplicativos que contêm dados confidenciais e recursos para bloquear remotamente um telefone roubado. O Private Space permite aos usuários criar uma área separada no telefone para aplicativos com dados confidenciais, protegida por um PIN separado. Outra novidade é a capacidade de bloquear remotamente o dispositivo usando apenas o número de telefone e uma pergunta de segurança predefinida, facilitando o processo para usuários que não lembram a senha da conta do Google. Essas atualizações estarão disponíveis ainda este ano para telefones com Android 10 ou versões posteriores, via atualização do Google Play Services.
Detecção de aplicativos fraudulentos
Novas ferramentas de IA serão lançadas para detectar aplicativos potencialmente fraudulentos, analisando seu comportamento e permissões para alertar os usuários e o Google sobre atividades suspeitas.
Uma resposta
Isso vai ser muito bom.